Ouro, prata e bronze! Sete estudantes de Formosa da Serra Negra receberam na tarde desta quinta-feira, 30, as medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na solenidade regional de premiação, realizada no Auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Imperatriz. Vários alunos de outros municípios pertencentes a região MA 02, também receberam medalhas.
A cerimônia contou a presença do Diretor Geral do IFMA, Campus Imperatriz, o senhor Lauro Santos Pinheiro; da Gestora Regional de Educação de Imperatriz: Orleane Evangelista, do Secretário Municipal de Formosa da Serra Negra: Edsomar Brandão de Sá, da Secretária Municipal de Educação de Estreito: Francisca Lima Barros e do Coordenador Regional da OBMEP: Daniel Santos de Carvalho, entre outros.
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP foi criada em 2005 pelo IMPA e tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
Na 16ª OBMEP, em 2021, mais de 17 milhões de alunos participaram da olimpíada. Além dos sete medalhistas, Formosa recebeu um troféu de Secretaria de Educação destaque, que foi recebido pela Coordenadora Geral de Educação do município, Valdilene Milhomem. E não parou por aí. Também recebeu um diploma, que foi entregue pelo Secretário de Educação Edsomar Brandão, ao Diretor Izarão Andrade, do Colégio Eliza Moreira Ferraz, em homenagem ao relevante trabalho realizado com seus alunos.
Três professores de Formosa da Serra Negra também foram homenageados: Alcione da Silva Brito Arruda, do Colégio Eliza Moreira Ferraz; João Pereira de Sá Filho, do Centro de Ensino Médio Antônio Sirley de Arruda Lima e Maria de Fátima de Sousa Santos, do Colégio Eliza Moreira Ferraz.
A Educação formoserranegrense avança mais a cada ano, a prova disto é a vitória de Thiago Henrique Barros Ferreira, aluno da rede municipal. Thiago, do Colégio Eliza Moreira Ferraz, foi premiado com a medalha de ouro, a nível nacional, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Também foram premiados com:
MEDALHA DE PRATA
Luís Patrício Santos Barros, do Centro de Ensino Médio Antônio Sirley de Arruda Lima
Rafael Leda de Arruda Júnior, do Colégio Eliza Moreira Ferraz.
MEDALHA DE BRONZE
Dafny Assunção Ribeiro da Silva, do Colégio Eliza Moreira Ferraz;
Daniel Alves dos Santos, do Colégio Eliza Moreira Ferraz;
Kauan Victor Sousa Soares, do Colégio Eliza Moreira Ferraz;
Thiago Alves dos Santos, do Centro de Ensino Médio Antônio Sirley de Arruda Lima.
Por George Lima.
Confira algumas fotos do evento.