Formosa da Serra Negra é destaque nacional na final do "Desafio Liga Jovem".

Por Laurene Leite

São Paulo – Em um dia memorável, o Maranhão confirmou presença na grande final do Desafio Liga Jovem. O estado vai estar representado com duas equipes. A equipe Zettas, formada por estudantes da escola estadual Anexo Porto Sibil, de Formosa da Serra Negra, distante cerca de 35km da sede do município e a segunda finalista, a equipe Pantera Negra, vinda do município de Zé Doca, escola da rede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

O resultado foi conhecido hoje, após a etapa semifinal, realizada em São Paulo, em uma programação durante todo o dia na Escola de Negócios do Sebrae – SP, com rodadas de pitches e visita ao hub de inovação State. Além das finalistas, também competiram mais 10 escolas maranhenses oriundas dos municípios de São José de Ribamar, Barra do Corda, Balsas, Santa Inês, Coelho Neto, Timon e Pinheiro. Na etapa semifinal, os alunos maranhenses enfrentaram competidores dos estados da Bahia, Distrito Federal e do Rio de Janeiro, divididos em grupos a partir de critérios técnicos estabelecidos pela organização do evento.

Idealizado pelo Sebrae como estratégia de fortalecimento do empreendedorismo entre jovens, fomento à inovação e à formação de novas gerações de empreendedores mais conscientes de seus papeis e alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, o Desafio Liga Jovem está sendo executado em parceria com o Instituto Ideias do Futuro. O ciclo 2023 reuniu cerca de 1500 estudantes de todo o Brasil, mais de 600 projetos e nas semifinais, 100 equipes e 89 orientadores.

Para a competição, o Maranhão trouxe um total de 72 alunos compondo 12 equipes semifinalistas selecionadas nas rodadas estaduais. As duas escolas finalistas estão no contingente de 76% de escolas da rede pública inscritas na competição e entre as 75% vindas do interior do estado, conforme assinala a gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae no Maranhão, Hildenê Maia. “Trata-se de uma experiência inestimável, um momento que realmente fará a diferença na vida desses estudantes em todos os sentidos. Não só eles experimentaram o pensamento estratégico para a solução de problemas de suas comunidades, como exercitaram a prática do trabalho em equipe e a liderança e apresentaram projetos dignos de reconhecimento, realmente mostrando a força do conhecimento como instrumento de transformações”, explica a gerente.

Projetos inovadores – Para chegar a fase final, a equipe Zettas trouxe para a rodada de pitches, o projeto Hortech, de uma horta orgânica manejada com tecnologia e aplicativos digitais. A ideia é articular gestão da produtividade com o combate à fome., Já os alunos do IEMA de Zé Doca, integrantes da equipe Pantera Negra, resolveram encarar o desafio de transformar a comunicação em agente de transformação no ambiente escolar, ampliando esse aspecto para além dos aplicativos de mensagens habituais nos tempos de hoje. Através de um app, eles planejam transformar suas escolas em ambientes de troca, de interação com a comunidade e de crescimento, tendo a comunicação como fator de impulso e proximidade.

Formada pelos alunos Maria Luiza Pinheiro, Lara Nunes, Hanry Alves, Hillary da Silva e Luis Fernando Diniz dos Santos, a equipe tem como orientadora a professora Darleila Damasceno Costa. Já a Zettas, tem como integrantes Mariane de Oliveira, Myllena de Souza, José Mariel Barros, Abrão Neto e Sabrina Barros Orientador, sendo orientada pelo professor Caitano Carneiro Filho

“Para o professor, esses alunos querem empreender e, de quebra, querem melhorar a educação e a vida de suas comunidades; e desejam também atuar com uma nova consciência sobre sustentabilidade e ajudar a resolver grandes problemas, como a fome. Mas, sobretudo, querem estar no mundo com propósito e fazer a diferença na realidade atual, porque todos acreditam que o conhecimento independe de fronteiras geográficas e pode gerar transformações surpreendentes”, reflete professor Caitano, baiano radicado no Maranhão há 13 anos e que hoje vibra com os alunos vitoriosos. “Só de estar aqui, todos já somos vencedores”, disse ele.

Sobre o Desafio Liga Jovem

A primeira etapa do Desafio Liga Jovem foi realizada entre 25 a 27 de novembro de 2022, durante o evento on-line Virada Empreendedora. Ao todo foram mais de 5 mil estudantes de todo o território nacional que se voltaram para esse desafio. Durante três dias, eles participaram de atividades como palestras, oficinas e mentorias com a finalidade de apoiá-los na criação e desenvolvimento das soluções a serem apresentadas nas etapas seguintes e na elaboração do vídeo-pitch de cada projeto.

Divididos em grupos, eles se enfrentaram em rodadas de pitches presenciais, em São Paulo. Após o anúncio dos finalistas, foi também antecipada a logística da etapa final, que acontece a partir desta quinta, 23, durante o Bossa Summit 2023, um dos maiores eventos do Brasil dedicado a startups e investidores. Vinte equipes estão classificadas para a grande final. O grande prêmio é uma viagem, com todas as despesas pagas, para Madrid, na Espanha, para conhecer centros de inovação, troca de experiências e apresentação das ideias em nível internacional.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato