O seletivo oferta 120 vagas para indígenas e quilombolas do Programa de Formação Docente para atender a Diversidade Étnica do Maranhão (PROETNOS), novo programa da UEMA.
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena e Licenciatura em Educação Quilombola – PROETNOS 2022.
O PROETNOS é o Programa de Formação Docente para atender a Diversidade Étnica do Maranhão (PROETNOS) da UEMA, que foi criado este ano, para formar e qualificar professores para assumir os processos de escolarização nos territórios dos povos e comunidades tradicionais no Estado do Maranhão garantindo assim a autonomia desses territórios, uma vez que os professores a serem formados devem ser exclusivamente oriundos das suas comunidades e povos.
Os Cursos de graduação ocorrerão na modalidade parcelada ou de alternância, com aulas às sextas-feiras e sábados, sempre nos campi em que serão oferecidos.
Neste seletivo, são ofertadas 120 vagas, distribuídas da seguinte forma: 30 vagas Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena – Ciências da Linguagem /Campus Grajaú; 30 vagas Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências Humanas/ Campus Barra do Corda; 30 vagas Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências da Natureza/ Campus Santa Inês; e 30 vagas Licenciatura em Educação Quilombola/ Campus São Bento.
Podem se inscrever candidatos(as) indígenas e quilombolas que possuam ou estejam concluindo o ensino médio ou equivalente em 2021, com vínculo a uma etnia ou a um quilombo reconhecidos e sejam indicados pelas lideranças de suas comunidades.
O prazo para inscrição encerra dia 3 de dezembro e a aplicação das provas ocorrerá em 16 de janeiro de 2022.
Confira todas as normas do seletivo, pré-requisitos e cronograma no edital. Acesse aqui.
Saiba mais https://www.uema.br/proetnos/
Por Débora Souza