Na tarde desta sexta-feira, 29 de janeiro, o prefeito Rigo Teles assinou o Decreto de n° 07/2021, que dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras e álcool 70% no âmbito do Município de Barra do Corda.
Considerando a orientação do Ministério da Saúde de que o uso de máscaras de proteção facial para a população em geral constitui medida adicional ao distanciamento social, para preparação e resposta durante o intervalo de aceleração epidêmica, assim como a necessidade de se conter a disseminação da COVID-19 e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde, o Decreto vem orientar a população para que possa superar essa situação que tem acometido toda a sociedade.
A partir do dia 30 de janeiro o uso de máscara passa a ser obrigatório por todas as pessoas que fazem atendimento ao público e pela população em geral em estabelecimentos comerciais, departamentos públicos do Município, agências bancárias, em transportes coletivos de passageiros, praças públicas, ruas e outros locais em que possam haver aglomeração de pessoas.
Rigo Teles garantiu que o fechamento do comércio, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais se dará somente em caso de extrema necessidade, dependendo da situação sanitária referente à covid-19.
Em contato com dois prefeitos do Maranhão, Assis Ramos de Imperatriz e Fabio Gentil de Caxias, o prefeito recebeu a informação de que as unidades de UTIs estão quase em sua totalidade ocupadas, o que demostra que o aumento das infecções por coronavírus está acontecendo em todas as regiões.
Sobre a realidade de Barra do Corda, o prefeito disse que não recebeu nenhum respirador da gestão passada, porém já determinou a aquisição de três aparelhos para uso no sistema de saúde do Município. Ademais, até o final do mês de fevereiro, garantiu o prefeito Rigo Teles: “Barra do Corda terá uma UTI em funcionamento”.
O prefeito informou que a adequação do prédio do IEMA, cedido pelo Governo do Estado, está em andamento e pretende abri-lo nos próximos dias.
Na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, será entregue à população o Centro de Triagem para síndromes gripais e estará em funcionamento no mesmo dia.
Junto ao prefeito Rigo Teles, participaram do anúncio do Decreto, o presidente da Câmara Aurean Barbalho, os vereadores Rubem França e Dedé, o vice Prefeito Marcos da Unillar, os Secretários municipais João Pedro, Ornilo Melo, Cacique Libiana, Leocádio Cunha, Dr. Carlos Moraes, Felipe Vieira, o Procurador do Município Dr. Ronny Peterson, além do Pastor Matheus Pessoa de Carvalho, presidente da Igreja Assembleia de Deus em Barra do Corda.
Confira abaixo a íntegra do Decreto;
Tags
Barra do Corda