Nesta quinta-feira, 10 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal iniciou uma operação denominada de ‘Ascépio’ em referência ao Deus da medicina e da cura, segundo a mitologia grego-romana.
O objetivo principal é identificar as principais irregularidades nos veículos de emergência do tipo ambulância, para assim garantir que a população receberá um atendimento de qualidade, e, por meio das atividades educativas e de fiscalização, melhorar as condições de trabalho dos motoristas profissionais deste tipo de veículo. A operação coincide com a data dedicada aos motoristas de ambulância, comemorada ontem.
No início da operação em Imperatriz, no km 250 da BR-010, a equipe da PRF flagrou uma ambulância da cidade de Davinópolis que transitava sem o registro do veículo, ou seja, sequer tinha a placa. O veículo não transportava nenhum paciente. Os Agentes da PRF procederam a remoção do veículo até que seja regularizada a situação.
A ‘Operação Ascképio’ ocorre de forma coordenada em todo o Brasil e foi deflagrada após denúncias que demonstraram a utilização dos veículos de emergência de forma irregular e inclusive em alguns locais eram utilizados para cometimento de crimes.