Na manhã desta terça-feira (09) foi lançada a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Imperatriz. O evento foi realizado no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em parceira com o SINRURAL - Sindicato Rural de Imperatriz e contou com a participação do Governo do Estado, por meio do atual Governador Carlos Brandão, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED.
A primeira etapa de vacinação teve início no dia 1° de maio e se estende até o dia 31. Nessa fase da campanha, os animais de todas as idades devem ser imunizados. Após a vacinação, o produtor deve comprovar a imunização dos animais no escritório da AGED, onde possui a sua propriedade cadastrada. A comprovação vai até o dia 15 de junho.
Atualmente, o Maranhão possui mais de 10 milhões e 300 mil cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos. A meta da campanha deste ano é ultrapassar 95% dos rebanhos vacinados contra a febre aftosa, chegando a 100% dos animais imunizados. A ação tem como objetivo conscientizar os produtores rurais da importância da vacinação como mecanismo para saúde do animal em uma zona livre de febre aftosa, podendo exportar o gado a nível estadual e nacional.
A segunda etapa da vacinação em Imperatriz tem previsão para acontecer no mês de novembro deste ano.
Retirada da vacina
No mês passado, o Maranhão recebeu um sinal positivo para dar continuidade ao processo de pedido para retirar, a partir de 2024, a vacina contra a febre aftosa. A informação foi dada ao Governo do Estado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Para o pleito da retirada da vacina, a AGED apresentou ao ministério um balanço das metas já alcançadas para pedir a suspensão.
A retirada da vacinação suspende alguns custos, gerando um benefício imediato aos produtores e uma oportunidade para que parte dos recursos seja redirecionado para ajudar no custeio e investimentos necessários à manutenção do status sanitário alcançado.
Assessoria de Imprensa do Sinrural