Na ocasião, a Distribuidora reforçou seu compromisso em fortalecer o relacionamento com as comunidades indígenas do MA
Na última sexta-feira (12), a Equatorial Maranhão participou da solenidade de posse da nova Coordenadora Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI. O evento foi realizado no auditório da OAB - Subseção Imperatriz e contou com a presença da Ministra Sônia Guajajara, de comunidades indígenas e outras autoridades.
A cerimônia foi marcada por danças tradicionais, rituais e discursos de representantes indígenas, do IBAMA, Polícia Federal e de outras entidades. A nova coordenadora, Edilena Errouré Torino, é uma das maiores lideranças indígenas do estado do Maranhão, dos movimentos indígenas nacionais e esteve à frente da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA e da Secretaria Adjunta dos Povos Indígenas.
Para o Superintendente da Equatorial Maranhão, Adailson Andrade, foi de extrema importância participar da solenidade. “A Equatorial atua com diversas ações com o objetivo de estabelecer uma aproximação cada vez mais forte com os povos indígenas, através de programas muito importantes como o Tarifa Social; também estamos atuando fortemente na manutenção e na expansão de redes elétricas nessas comunidades, afinal é muito importante o desenvolvimento que a energia elétrica traz para o povo. Nosso intuito é promover o desenvolvimento e levar energia para que todos possam usufrui-la da melhor forma’’, pontua.
Edilena Torino, a primeira mulher indígena a coordenar regionalmente a FUNAI, expressou agradecimentos aos presentes, destacando a relevância dos parceiros no ato. ‘’Agradeço principalmente as instituições que nos ajudam nesse trabalho árduo que é tocar a política indigenista de Estado. Hoje é um dia significativo e importante, no sentido de podermos oficializar diante de todos os nossos povos, diante das instituições, dos nossos parceiros e aliados, o compromisso e a responsabilidade de estar assumindo a Coordenação Regional da FUNAI no Maranhão. Estamos em um processo histórico, 2023 é um ano marcante para nós em todos os sentidos, principalmente para as mulheres indígenas’’, afirma a nova coordenadora.
Projetos Sociais
Além do compromisso de levar energia elétrica de qualidade para as comunidades, a Equatorial Maranhão também apoia projetos que contemplam os povos indígenas e quilombolas, como o Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos de até 100% na fatura de energia dessas famílias.
Hoje, em todo o estado, mais de 1 milhão de famílias já estão sendo beneficiadas pelo desconto na Tarifa Social, concedido pelo Governo Federal à clientes considerados baixa renda. Dentre os beneficiários, 23.882 são indígenas e quilombolas.
A Distribuidora também está apoiando a construção da primeira Universidade Indígena do Brasil, que em breve terá o lançamento de sua pedra fundamental. ‘’O projeto é grandioso, é a primeira universidade do Brasil para os povos indígenas, e a Equatorial tem uma satisfação enorme de poder patrocinar, ajudar nesse marco, na construção e no desenvolvimento desta instituição. A Equatorial Maranhão se orgulha bastante de participar desse projeto e de estar cada vez mais presente com os povos indígenas’’, ressalta Adailson Andrade.
Em 2022, a Companhia patrocinou o lançamento do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, que aborda a riqueza cultural, ancestral e espiritual do povo Tenetehar (Guajajaras), do território indígena Araribóia, e neste ano está apoiando a produção do documentário sobre a construção da primeira Universidade Indígena do Brasil.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Tags
EQUATORIAL ENERGIA