Carta Capital
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira 12 indica o ex-presidente Lula (PT) com larga vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro em uma projeção para as eleições de 2022.
No primeiro turno, o petista tem 41% das intenções de voto, contra 23% do atual ocupante do Palácio do Planalto. Na sequência, aparecem Sergio Moro, com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; Luciano Huck, com 4%; João Doria (PSDB), com 3%; e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo), com 2%.
9% dos entrevistados disseram optar pelo voto branco ou nulo e 4% estão indecisos.
Em um segundo turno contra Bolsonaro, Lula também aparece com ampla folga na liderança: 55% a 32%. O ex-presidente também superaria Moro (53% a 33%) e Doria (57% a 21%).
Bolsonaro, por sua vez, empataria tecnicamente com Doria (39% x 40%) e perderia para Ciro (36% x 48%).
Trata-se do primeiro levantamento produzido pelo Datafolha após a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as condenações de Lula na Lava Jato e declarar a incompetência da Justiça Federal em Curitiba nos processos contra o petista. A determinação da Corte restituiu os direitos políticos de Lula.
O Datafolha ouviu 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.